Notícias


A força do PEA e o resgate do bicho-preguiça


Com quase duas décadas de existência, despertando a consciência ecológica dos habitantes que residem no entorno da Mina da Paraíba, o Programa de Educação Ambiental da Cristal Mineração (PEA) já recebeu cerca de 10 mil visitantes. Conduzido pela área de Meio Ambiente da mina, o programa está voltado para estudantes do Ensino Fundamental e suas temáticas estão alinhas à faixa etária e nível de escolaridade do público teen.

Virgílio Pinto, chefe da Área de Meio Ambiente da mina, responsável pela coordenação do PEA, explica que o formato atual do programa foi concebido em 1999, mas ao longo dos anos passou por aprimoramentos. Ele destaca que as informações oferecidas durante os encontros servem para instruir, mas também para orientar os jovens sobre o que fazer em situações do cotidiano. Recebidos por um Educador Ambiental na chegada à mina, os estudantes são convidados a assistir um vídeo institucional que aborda assuntos comuns, mas que na maioria das vezes, até os adultos não sabem como lidar.

“Nas palestras discutimos temas que estão relacionados à nossa realidade. A ideia está para além da sensibilização do nosso público, desejamos instruí-los para agir também. Os assuntos mais abordados estão ligados ao que acontece com o lixo urbano, o tráfico de animais e a preservação de recursos naturais. Os acervos que integram o Museu da mina também são apresentados para que as pessoas se familiarizem com peças históricas”, detalha.

Para acrescentar e embasar os conhecimentos transmitidos em sala, os jovens fazem trilhas durante a visita, que são oportunas para mostrar a complexidade, fragilidade, importância ecológica, econômica e social dos ecossistemas visitados. Virgílio também acrescenta que “os participantes conhecem os viveiros de quarentena para animais silvestres, apreendidos em cativeiro pelo IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e viveiros de produção de mudas de essências nativas, utilizadas no programa de recuperação de áreas mineradas”.

Copyright © 2018 Cristal | Todos os direitos reservados

Powered by