Comunidade


Bahia

Comunidade - Bahia

Comunidade - Bahia

Parceria com a Comunidade

A Cristal se orgulha de ser uma parceira das comunidades vizinhas, seja na Bahia, Paraíba, Estados Unidos, França ou nas demais regiões do mundo onde a empresa está instalada.

Na Bahia, os projetos são voltados para as áreas de Educação Profissional, Geração de Renda, Educação Ambiental, Saúde e Cidadania, envolvendo comunidades circunvizinhas como Abrantes, Areias, Arembepe, Buraquinho e Jauá.

As ações buscam promover o desenvolvimento social da comunidade e envolver a participação dos moradores como sujeitos ativos de cada projeto.

Amigo Pescador

O projeto nasceu em 2007 para beneficiar diretamente os pescadores e marisqueiras e, indiretamente, toda a comunidade de Buraquinho, Busca Vida, Jauá e Arembepe. Auxilia os pescadores no melhoramento das atividades pesqueiras através de cursos, palestras e atividades alternativas que tragam aumento da produtividade. Inclui ações voltadas para as colônias Z-57 (sede em Buraquinho) e Z-14 (sede em Arembepe).

Em Buraquinho, a parceria mais importante realizada pelo projeto foi a reforma das áreas interna e externa da peixaria da Colônia, visando melhorias nas condições sanitárias e de segurança do trabalho, bem como no atendimento ao cliente.

A parceria com a Colônia Z-14 dividiu-se em duas áreas de atuação. Em uma delas, uma empresa foi contratada para apoiar pescadores e marisqueiros de Jauá e Areias na criação da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Jauá, Areias e Pé de Areia. Em outra vertente, o Amigo Pescador patrocinou a reforma de 13 embarcações de pescadores do Litoral Norte.

Clube de Leitura

Desde 2009, o Clube de Leitura vem contribuindo para que crianças e adolescentes das comunidades de Areias, Jauá e Arembepe possam desenvolver o sistema da leitura e da escrita. O objetivo é formar cidadãos letrados. Indo além da leitura de palavras, os participantes são estimulados a interpretar textos, criticar e emitir opinião.

Partindo da contação de histórias, meninos e meninas mergulham no mundo da leitura e da escrita utilizando-se também de teatro, jogos educativos e passeios culturais.

Além disso, a iniciativa oferece assessoria técnica às instituições de ensino ligadas ao projeto, promovendo estudos, discussões e implantação de práticas de leituras na escola.

Educação para o Milênio

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Camaçari, a iniciativa promoveu a capacitação de professores da rede pública, ofereceu reforço para alunos das escolas municipais que se preparavam para processos seletivos em universidades ou escolas técnicas e ofereceu vagas em cursos de formação técnica e profissional para adultos.

Entre as ações realizadas estão:

Cursos profissionalizantes de Auxiliar de Operador Industrial, de Pedreiro e de Eletricista;

Curso básico de inglês;

Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física, Química, Atualidades e Inglês, com o objetivo de prover meios para que os alunos da rede municipal rompessem as barreiras que os colocam em desvantagem nos processos seletivos para o ensino técnico ou superior;

Festival de Música e Gincana Ecológica

Qualificação de professores, coordenadores e técnicos das escolas municipais, beneficiando indiretamente 30 mil estudantes;

Realização de palestras sobre temas ambientais nas escolas, com a participação de mais de 1.500 alunos e moradores das comunidades.

CoopAreias Sol Nascente

A cooperativa de costureiras CoopAreias Sol Nascente reuniu mulheres da comunidade de Areias e região. Numa parceria com o SESI, as cooperadas receberam um ano e meio de treinamento em empreendedorismo, relacionamento interpessoal, cursos de corte e costura, atendimento ao cliente, formação de custo, logística e outros temas necessários para profissionalizar a cooperativa.

Além de arcar com os custos do curso e do planejamento estratégico do negócio, a Cristal patrocinou a compra e reforma do imóvel onde funciona a sede da cooperativa, a aquisição das máquinas, móveis e acessórios necessários, a formação de capital de giro e a aquisição da matéria-prima para as primeiras encomendas. Por três anos a empresa apoiou a gestão da cooperativa, garantindo que o grupo tivesse todo o suporte necessário para gerir e tornar o negócio autossustentável.

Apoio ao Esporte

A Cristal acredita fortemente na força do esporte para melhorar a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para todo o ambiente social. Por isso a empresa estimula, apoia e patrocina diversas ações:

Clube de Corrida de Rua – Tudo começou com o patrocínio para brigadistas da fábrica baiana participarem de um grupo de corrida, como opção de exercício físico. Com o tempo, a prática se propagou por toda a fábrica a hoje cerca de 60% do efetivo, entre homens e mulheres, participam do clube de corrida.

Programa Qualidade de Vida – A iniciativa coloca à disposição dos empregados serviços de nutrição, ergonomia, Pilates, RPG e alongamento, dentro da fábrica e da mina.

Capoeira – Numa parceria com o Grupo Capoeira Abolição, 800 crianças e jovens de Areias, Arembepe, Vila de Abrantes e Centro de Camaçari participam de oficinas de capoeira. Bem mais do que praticar uma atividade física, os participantes recebem acompanhamento de uma pedagoga do Abolição, que mantem contato constante com as instituições de ensino onde os alunos estudam, com objetivo de contribuir para o desempenho escolar e disciplinar.

Hapkido – A Cristal é parceira do Condomínio Parque Interlagos na execução do Projeto Esporte Cidadão, que oferece aulas de Hapkido para 120 crianças das comunidades de Areia, Arembepe e Jauá, além de filhos de caseiros e de seguranças do condomínio residencial. As aulas são ministradas por um professor da Federação Baiana de Hapkido.

Escolinha de Futebol – Ao todo são 100 crianças da região próxima à fábrica inscritas na Escolinha de Futebol de Areias, com atividades apoiadas pela fábrica baiana.

Melhor Idade

Os benefícios de manter um estilo de vida ativo na terceira idade, acompanhado de uma nutrição equilibrada, são destacados pela medicina como fatores determinantes para um envelhecimento mais sadio e tranquilo.

Em 2013 a Cristal implantou o Projeto Melhor Idade, para incentivar o bem estar e a melhoria da qualidade de vida dos que moram próximo à fábrica.

Embora tenha visados inicialmente os idosos, hoje inclui participantes a partir de 40 anos, moradores da comunidade de Areias, em Camaçari (BA). O grupo se reúnem duas vezes por semana para praticar atividades como:

exercícios aeróbicos;

fortalecimento dos músculos;

flexibilidade

exercícios para melhoria das articulações das costas e membros superiores.

Há também palestras de especialistas em saúde, com temas como “Alimentação saudável com orientações para hipertensos e obesos” e “Cuidados e exames preventivos necessários à população”.

As atividades são realizadas com a consultoria e orientação técnica da empresa Absolute Run.

Paraíba

Comunidade - Paraíba

Comunidade - Paraíba

Programa de Educação Ambiental

Em 1996, a Cristal lançou o Programa de Educação Ambiental da mina, realizado na Base de Pesquisas Ambientais. Os visitantes passeiam por trilhas ecológicas, por dentro de vegetação nativa, conhecem um museu que revela diversas espécies da fauna e flora locais e recebem informações sobre preservação do meio ambiente. Cerca de 9 mil estudantes e 700 professores já visitaram a área de proteção ambiental da mina.

Curso Técnico em Eletromecânica

A mina do Guajú oferece o curso Técnico em Eletromecânica, voltado para seus profissionais residentes nas cidades de Rio Tinto, Mamanguape e Mataraca. O objetivo é proporcionar formação técnica e tecnológica e atender a constante demanda de confiabilidade nos processos de manutenção. Com carga horária de 1.500 horas, o curso acontece em parceria com o SENAI. O principal benefício aos participantes é torná-los mais competitivos para o mercado de trabalho. Já foram concluídas duas turmas, num total de 46 profissionais certificados.

Copyright © 2017 Cristal | Todos os direitos reservados