Quem Somos


A Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo.

Conta com oito fábricas de TiO2 distribuídas em seis continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na China, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil.

Para o processo de produção no Brasil, a Cristal conta com três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca, na Paraíba; a fábrica em Camaçari, na Bahia; e o escritório comercial na capital de São Paulo, o qual atende a demanda de toda a América Latina.

A planta da Bahia utiliza como principal matéria-prima o minério de Titânio, ou ilmenita, retirado da mina do Guajú.

Para entender o que é o minério, basta examinar um punhado de areia da praia: nele, você encontrará grãos de diversas cores. O mais preto de todos é a ilmenita, que é trazida da mina da Paraíba para a planta da Bahia e transformado é um pigmento branco (TiO2) usado para dar cor, brilho e poder de cobertura a uma vasta gama de produtos como tintas, plásticos, papéis, borrachas e muitos outros.

Além da ilmenita, a Mina do Guajú também produz os minérios zirconita, cianita e rutilo.

O pigmento produzido na Bahia, ou trazido de outras plantas da Cristal no mundo, é comercializado no Brasil e em toda a América Latina pelo escritório comercial da empresa localizado em São Paulo.

Copyright © 2017 Cristal | Todos os direitos reservados