Localização


A Cristal conta com oito fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil.

localização

localização

Fábrica na Bahia

A fábrica brasileira da Cristal está localizada no Km 20 da Estrada do Coco (BA 099), Camaçari, próximo à localidade de Arembepe. Ocupa uma área de 837 hectares e é a única fábrica com produção integral do pigmento em toda a América Latina. Produz pigmento de Dióxido de Titânio pelo processo Sulfato, no qual utiliza ácido sulfúrico para extrair o TiO2 do mineral de titânio (ilmenita). O pigmento bruto é então transformado em produto final com características de performance específicas para cada aplicação. Essa transformação é feita através de um processo que envolve tratamento de superfície com vários produtos químicos e combinações de moagem e micronização. O sistema de qualidade da fábrica é certificado pela ISO 9001.

Mina da Paraíba

A mina da Cristal na Paraíba (mina do Guajú) é responsável pela extração do minério de Titânio (ilmenita) do grupo Cristal no Brasil.

A mina está localizada no Nordeste brasileiro, no município de Mataraca, na Paraíba, a cerca de 1.100 km da planta da Bahia – que é responsável pela transformação do minério em pigmento de TiO2.

Ocupa uma área de 1.050 hectares e consiste em um complexo de planta flutuante, draga e quatro plantas fixas que produz, além da ilmenita, a zirconita, usada para produção de cerâmicas e refratários, o rutilo, aplicado em eletrodos de solda e ligas metálicas, e a cianita, matéria-prima para refratários.

Tem os seus sistemas de gestão certificados pelas normas ISO 9001:2008 (práticas de Qualidade), ISO 14001:2004 (práticas de Meio Ambiente), OHSAS 18001:2007 (práticas de Saúde e Segurança do Trabalho) e NBR16001:2012 (práticas de Responsabilidade Social).

O programa de recuperação do meio ambiente desenvolvido pela mina do Guajú é reconhecido nacionalmente, inclusive pelo Ibama, que o considera modelo para recomposição de dunas. Nesse trabalho, a Cristal devolve as características ambientais, recompondo a fauna e flora locais. Do total de mudas nativas replantadas nas áreas mineradas, 80% são produzidos pela comunidade local, num programa onde a empresa qualifica, fornece os insumos e compra as mudas, gerando renda para a população rural circunvizinha.

Comercial São Paulo

O escritório comercial da Cristal no Brasil é responsável pela venda do TiO2 produzido na Bahia e de diversas outras fábricas da Cristal no mundo. Atende aos clientes do Brasil, México, e aos clientes dos demais países na América do Sul, Caribe e América Central.

Além da equipe de vendas, o escritório abriga a coordenação das áreas de tesouraria, logística, contas a receber, marketing e assistência técnica.

Assistência Técnica: Importante elo entre o Cliente e a Empresa

Estar sempre perto do Cliente para ouvi-lo; antecipar suas necessidades; municiar a área de Qualidade e Produção com dados que ajudem a melhorar cada vez mais a qualidade e principalmente agregar valor aos nossos produtos através da oferta diferenciada de serviços. Essas são algumas das atribuições da área de Customer Service. A área é considerada estratégica por representar importante elo entre o cliente e os diversos setores da empresa.

Os laboratórios de Assistência Técnica da Cristal estão instalados em Stalinbrough, na Inglaterra, em Bunbury, na Austrália, em Baltimore, nos EUA, e em Yanbu, na Arábia Saudita. O setor é responsável também por apoiar a inteligência competitiva da empresa ao coletar no ambiente externo informações que apontem, por exemplo, as novas tendências de mercado, além de representar a empresa junto a entidades associativas, feiras, congressos, workshops, entre outros.

Copyright © 2017 Cristal | Todos os direitos reservados